Semana de Alta Costura 

Grifes como Chanel, Givenchy, Alexander Vauthier apresentaram suas criações na Semana de Alta Costura em Paris. 

 
Aconteceu entre os dias 30 de junho e 04 de julho em Paris a Semana de Alta-Costura onde grifes como Chanel, Givenchy, Alexandre Vauthier, Christian Dior dentre outros desfilaram peças feitas à mão que levam centenas de horas para serem desenvolvidas. 

Mas afinal de contas, quais os critérios que são levados em conta para uma peça ser considerada Haute-Couture?
 
Bom, para respondermos essa pergunta precisamos voltar alguns anos para entender onde e como surgiu o termo ''Haute Couture''.

 
HISTÓRIA

Durante a revolução industrial, as mulheres passaram a ter em casa máquinas de costura para projetarem suas próprias roupas. Foi então, que neste mesmo período o costureiro Charles Frederick Worth (considerado o pai da Alta-Costura) começou a desenvolver peças feitas a mão e extremamente exclusivas.
  
Em 1868 devido ao surgimento de vários outros costureiros em Paris, foi necessária a criação da Féderation de la Haute Couture et de la Mode - FHCM - órgão regulamentado pelo governo francês a fim de padronizar e definir quem iria produzir cada tipo de peça e como seria sua comercialização. Surgiu então, por volta dos anos 1900 o termo ''Couture''.

REGRAS

Para que um ateliê possa ser considerado de altura costura ele precisa estar dentro de algumas regras:
 
- Estar localizado no ''Triângulo de Ouro de Paris'' que fica entre as avenidas Montaigne, George V e Champs-Élysées. 

- Possuir um ''Couturier''. Profissional que comanda o ateliê de Alta-Costura, quem desenha e concebe toda a coleção. Apesar da semelhança no trabalho, um estilista não pode ser considerado um Couturier. 

- Criar peças de vestuário feitas sob encomenda em um ateliê que tenha pelo menos 15 funcionários em tempo integral, bem como 20 trabalhadores técnicos em tempo integral em um de seus ateliês.

- As peças não precisam ser necessariamente vestidos para serem consideradas Alta-Costura, porém, é preciso que a maior parte da peça seja feita a mão. 

- Desfilar ao público e imprensa, duas vezes ao ano - em janeiro e julho - coleções com um mínimo de 25 designs originais, incluindo peças diurnas e noturnas.

Estima-se que atualmente existem apenas 4 mil clientes de Alta-Costura no mundo, devido ao valor  das peças que podem iniciar nos 10 mil dólares. 

QUEM PRODUZ ALTA COSTURA ATUALMENTE

No seleto grupo de ateliês que produzem Alta-Costura estão Adeline André, Alexandre Vauthier, Alexis Mabille, Chanel, Christian Dior, Franck Sorvier, Giambattista Valli, Givenchy, Jean Paul Gaultier, Julien Fournie, Maison Margiela, Casa Rabih Kayrouz, Maurizio Galante, Schiaparelli e Stéphane Rolland. 



 Por: @ifredsouza