Você sabe sobre a origem das marcas que consome?

  Uma das grandes referências de moda em artigos esportivos no mundo, marca de grande respeito entre os atletas de diferentes modalidades e que carrega um público mundial há décadas. Tem ideia de quem estamos falando? 

NIKE - SÍMBOLO DA VITÓRIA 
 
Sabemos que a Nike é uma das maiores marcas de artigos esportivos do mundo, mas o que muitos não sabem, é que existe uma referência histórica por trás do nome e da logo da marca. 

Seu primeiro nome quando foi fundada em 1964, era Blue Ribbon Sports, e só mudou para Nike em 1971, quando sua logo, ainda sem identidade foi criada. A Designer Davidson projetou o símbolo hoje mais conhecido, enquanto estudava design gráfico na Portland State University em Portland, Oregon. Swoosh, foi o nome dado ao logo, que significa sons feitos através do movimento na água ou no ar. 

Uma das inspirações da estudante americana para criação foi na Deusa Nice (em grego Nike) da mitologia grega, que personificava vitória, força e velocidade. O símbolo de ‘’checado’’ ou ‘’correto’’ faz referência a curvatura das asas da Deusa alada Nice. 

No famoso Museu do Louvre em Paris, na escadaria do pavilhão Darú encontra-se a escultura Vitória de Samotrácia, uma representação da Deusa Nice de 5,57 metros de altura, de sua base a ponta de suas asas. A escultura esculpida em mármore por volta de 220-179 A.C tem autor desconhecido.

FUN FACT
Para que Carolyn desenvolvesse um logo para a marca, Phil Knight um dos fundadores da Nike, ofereceu à estudante a quantia de US$ 2,00 (dois dólares) por hora de trabalho para a criação da logo. Carolyn levou aproximadas 17 horas e 30 minutos para finalizar a criação recebendo um total de US$ 35,00 pelo trabalho. 

Carolyn trabalhou com a marca por quatro anos. Em 1983, Carolyn foi reconhecida pela sua contribuição e ganhou uma festa em sua homenagem, além de 500 ações da Nike e do singelo presente; um anel de ouro e diamantes que trazia o Nike Swoosh. 

O que acharam da história? O que mais querem ver por aqui no blog? Comenta pra gente!

Por: @ifredsouza