Cadê os likes que estavam aqui?

Instagram anuncia retirada da contagem de curtidas nas publicações.

 No último dia 17 de julho, o instagram iniciou no Brasil um teste que oculta a contagem de curtidas nas postagens realizadas. Segundo a empresa, a intenção por trás do ocultamento de likes é de que os usuários se concentrem mais nas histórias que estão sendo contadas através das fotos e vídeos publicados e não na quantidade de curtidas que recebem nas postagens.  

 A partir de agora, somente o proprietário do perfil poderá visualizar o número de curtidas que suas publicações receberam.    

 

 



 
O teste foi anunciado em abril na conferência do Facebook para desenvolvedores. Na época, a empresa disse que a intenção é reduzir a pressão e a competição entre os usuários na corrida pelo like. 

Os testes foram iniciados no Canadá, seguido pelo Brasil. Os próximos países a receberem a novidade serão Irlanda, Itália, Japão, Austrália, e Nova Zelândia. 

Muitos se perguntaram como essa mudança afetará o trabalho de influenciadores e marcas na plataforma. Para chegar a essa resposta, precisamos entender que a influência digital não é medida apenas pelo número de likes nas postagens. 

A plataforma oferece relatórios para que o usuário possa visualizar o número de interações realizadas com seu perfil por dia, cliques em links externos, descoberta por novos perfis, alcance das publicações, crescimento de seguidores, faixa etária e outros. 



 
É preciso entender a conversão do conteúdo e não os números, uma dica é ler os relatórios de uma forma macro, combinando resultados de venda, retornos no direct e visualizações do seu site (através do Google Analytics). 
O Google Analytics é uma ferramenta gratuita que permite monitorar e gerar relatórios de todos os acessos do seu site, assim como o comportamento do usuário dentro dele.

Alguns resultados são de fácil leitura e entendimento, como; tempo de permanência em cada página, número de clics, de onde o usuário te achou (pesquisa orgânica, através de anúncios, redes sociais ou anúncios). Ou seja, é possível entender em tempo real ou não, quantos usuários entraram no seu site à partir da postagem feita. 





 No Brasil, famosos como Luan Santana, Cléo, Juliana Paes e Fernanda Souza se posicionaram a favor da mudança. 

 
Com essa mudança, mais do que nunca, se torna de extrema importância que os conteúdos publicados sejam relevantes para os seguidores daquele perfil. Publicações que tragam informações, novidades e histórias interessantes, a partir de agora tendem a obter um ranqueamento melhor dentro do instagram.


Por: @ifredsouza @fernaandagomes