A importância do Marketing Digital para marcas de moda

 Entenda quais são os principais passos na hora de desenvolver um planejamento de Marketing Digital.  

A preferência em realizar compras através da internet, devido às facilidades que cercam todo o processo, cresce cada vez mais. Não ter que sair de casa para encontrar um produto, ter acesso a variadas ofertas do mesmo produto, não enfrentar filas nos caixas e finalizar todo o processo em apenas um clique. 

Para as marcas e empresários que desejam alcançar um número maior de pessoas e conversão de vendas, se torna mais que essencial destacar sua marca em meio a milhares de opções que cercam os usuários a todo momento, e a melhor forma de se posicionar e destacar seu produto no mercado online é através de estratégias do Marketing digital.

Ter um planejamento de ações antes mesmo de realizar investimentos em divulgação online, é uma maneira assertiva de atrair novos clientes em potencial.

O QUE É MARKETING DIGITAL?

Antes de definir uma estratégia online, é preciso entender o conceito de Marketing Digital: 

O marketing digital é o conjunto de atividades que uma empresa (ou pessoa) executa online com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca, Dentre as suas principais estratégias estão o SEO, SEM, Inbound Marketing e marketing de conteúdo.

ELABORANDO A ESTRATÉGIA DE MARKETING DIGITAL PARA SUA MARCA.

Agora que você entende um pouco mais sobre o que é e qual a importância do marketing digital para a sua marca, o primeiro passo é definir quais serão as estratégias que serão determinantes para as suas ações de marketing.
 

  • Defina sua persona:

É essencial que você defina qual (ou quais são) a sua persona. Entender quem é o seu público, quais são seus interesses, seu poder de compra, sua rotina, etc. Existem diversas maneiras de realizar a pesquisa para traçar uma persona, uma forma rápida e mais eficaz é através de pesquisas e conversas com seus clientes.

 

  • Defina seus objetivos: 

Sejam eles reais, mensuráveis ou alcançáveis, é de extrema importância que o seu objetivo de marca esteja claro e muito bem alinhado com todos os envolvidos para que todos trabalhem para alcançá-lo.

 

  • Defina metas: 

Quando você estabelece metas, você faz com que toda a equipe envolvida no projeto saibam como, quando e onde entregar suas respectivas demandas dentro do processo. Desta forma, você define o papel que cada profissional terá na sua estratégia.

 

  • Canais de comunicação 

Defina em quais os canais de comunicação digital sua marca estará inserida. 

Redes Sociais — instagram, facebook, blog, e-mail marketing, youtube e outros.

Vale lembrar que sua marca não precisa estar inserida em todos os canais citados acima, é importante considerar em quais delas estão inseridos o seu público alvo para desenvolver conteúdos interessantes.
 
Ainda dentro das mídias sociais, é importante entender como cada uma delas funciona e qual será o conteúdo desenvolvido e como acontecerão as postagens.

 
FOQUE EM:

  • Planejamento de postagens: Pesquise, e desenvolva conteúdos dentro da proposta do seu negócio.                                                                                       
  • Qualidade das imagens e vídeos: Invista em fotos de produtos, fashion film das coleções, videos de making of, etc.                                                       
  • Dicas aos leitores: Crie postagens de dicas para seu público alvo em que seu produto esteja diretamente envolvido.                                                                                                  
  • Trabalhe com influenciadores digitais: Uma das maiores portas para se chegar aos consumidores hoje, é através dos influenciadores digitais. Influenciadores conseguem despertar o desejo de consumo em seus seguidores. 

Mas atenção, pesquise e se conecte com influenciadores que estejam envolvidos no mesmo contexto que sua marca.


 CRIE RELACIONAMENTO COM OS USUÁRIOS. 
 
Realizar interação são alguns dos pontos mais importantes do marketing digital. 

Realize ações com seu público pode aumentar seu número de seguidores nas redes sociais, além de firmar sua presença de marca.
 
O relacionamento com o público alvo pode acontecer de diversas formas seja elas por: 

Interação nas redes sociais, através de likes, comentários, perguntas e pesquisas, lembretes de aniversários, sorteios, lembretes por e-mail etc. 

 
Pronto, agora é colocar todas as informações acima em prática para ampliar a percepção da sua marca online, acompanhando o planejamento e observando os resultados para novas estratégias. 

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 Por: @ifredsouza